Novo Sistema de Utilização Livre

Clube de Voo Magnólia Cubs

No sistema atual, aplicamos o Aporte Total de Manutenção, isto é, todos os recursos para manutenção da aeronave são aportados por hora de voo. Isso inclui revisões de 50 e 100 horas, bem como manutenções de médio/longo prazo (500 e 1.000 Horas) e revisões gerais de motor e hélice, incluindo a mão de obra e todos os componentes necessários. Apesar do Aporte Total garantir que os recursos de manutenção preventiva sejam reservados, entendemos que esse sistema gera mensalidades bem mais caras ao associado.

Sabemos que a maior parte dos custos de uma aeronave incorrem no ato voo, no entanto o pagamento das despesas maiores como revisão geral (overhaul) de motor, hélice, ou revisão de 1.000 horas, por exemplo, pode demorar entre 2 a 4 anos para ocorrer, mesmo em uma utilização compartilhada. Adicionado a isso, o fato de que a maior parte dessas despesas são em dólar e, considerando um ambiente de câmbio flutuante como o nosso, manter recursos para uso em longo prazo sob a gestão do Clube gera responsabilidades e custos adicionais.

Sistema de Utilização Livre

Nessa modalidade, ao adquirir um título o associado pagará apenas a sua parcela dos custos fixos da aeronave (hangar, limpeza, seguro, licença de estação, etc...) e uma taxa de administração.

Ao voar, o associado pagará apenas um custo operacional reduzido, ou seja, um aporte por hora de voo apenas para as manutenções de curto prazo (50 horas) e itens consumíveis, como por exemplo: óleo, filtros, velas, pastilhas de freio, pneus e câmaras.

Nesse novo sistema não há contratação de um plano anual horas de voo, pois os valores são aportados por hora de voo e cobrados no final do mês. Clique aqui para ver as tabelas.

Perguntas Frequentes

  1. Por que aportar recursos para manutenções de 50 horas?

  2. Como fica o rateio dos gastos nas manutenções mais complexas?

  3. O que acontece com o valor aportado para revisões mais simples quando as revisões mais complexas vencem?

  4. O que acontece quando um associado vende seu título antes dessas revisões mais complexas vencerem?

  5. Prefiro o sistema anterior, ele continua?